sexta-feira, 24 de abril de 2009

Porque espacate doí tanto ?


Porque espacate doí tanto ?
Eu amo, adoro ballet mas tem um movimento que eu não consigo fazer, ele é conhecido como spacate. Sabe, ele dói muito para fazer. Pra quem não conhece é a abertura total das pernas(veja a foto ao lado). Com base nas aulas de ciências descobri que a física e a biologia tem relação com o esporte e pode me ajudar.

Na aula de ballet levei meu atlas de anatomia par saber as estruturas deste movimento, logo percebi que o pé e a perna tem que estar esticados e a bacia ligada com o fêmur (osso da perna) dobram.

Quando fiz o movimento, percebi aonde dói mais são as regiões dos tendões. Tenho uma hipótese sobre isso. Se eu quero abrir espacate, então eu vou abrir não é? O meu cérebro ( pra quem não sabe faz parte do sistema nervoso) vamos dizer que envia um "torpedo" para os músculos, (são vários os músculos, costureiro, recto anterior, recto interno, tribial anterior , quadríceps, solear, gêmeos, aductores e bíceps crural, muitos ) nisso ocorre o antagonismo muscular e o deslizamento de actina e miosina.

O antagonismo muscular é a ação opostas de um par de músculos. Enquanto um músculo contrai o outro relaxa. Por exemplo: Enquanto o bíceps contrai o tríceps relaxa e vice-versa. Actina e miosina são duas proteínas que formam as fibras musculares, estão envolvidos no mecanismo da contração. A actina funciona como um “gatilho" que se encaixa nas fibras de miosina, puxando todo o conjunto para fazer a contração

Com isso tudo o músculo puxa o tendão (liga o músculo com osso) e como está ligado no osso, puxa ele também. Aí é que está. O problema é que o osso não vem porque esta posição em relação ao chão não deixa o osso vir. Aí sobra para o tendão, ele é muito esticado e por isso dói muito.

Por isso é bom se alongar muito antes de praticar esses movimentos, não forçar muito, pois você pode romper seu tendão.

13 comentários:

  1. Ótima analise do movimento que realmente exige muito da musculatura, isso porque se trata de um movimento antinatural o que pode acarretar lesões, por isso os(as) praticantes devem tomar muito cuidado ao dançar e respeitar os limites do próprio corpo que não são os mesmos de outras pessoas.

    Parabéns pelo texto

    Abraços

    Cido
    Prof. de Educação Física

    ResponderExcluir
  2. Você comparou um exercício de flexibilidade com um salto... acho que não é correta esta comparação! É necessário ter flexibilidade (força...) para realizar este salto!
    Cindy

    ResponderExcluir
  3. Cido,obrigada!

    realmente, é um tema muito interessante.
    a pessoa qe pratica esse esporte tem qe respeitar e ter conhecimento dos proprios limites !

    ResponderExcluir
  4. obrigada mesmo assim por ter lido =D

    ResponderExcluir
  5. eu quero aprender isso ! logo!!!! por favor !!! te peço uma ajuda !!! tenho uma dança pra fazer e os juises irao votar !!! por favor ajuda!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente o testo me ajudou MUITO porque passei a pesquisar formas de evitar tanta dor.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma menina de 12 anos e consigo abrir espacate mais dói muito e as vezes eu e minhas amigas ficamos abrindo na escola sem se alongar muito e dói...Mais agora que eu li está reportagem eu nunca mais vou abrir sem me alongar pq eu tenho mt medo de me machucar e depois não poder mais dançar...Pq minha vida é pra dançar e sem a dança eu não sei o q seria de mim...Dançar é uma coisa que me da mt prazer em todas as horas e eu quero me tornar uma grande professora de jazz, dança do Ventre e de balett...Então vou me lembrar sempre da dica que vc me deu...Obrigado!!!
    BjoO...Tchau...
    By:Nathy

    ResponderExcluir
  8. existem vários porques de se sentir dor na execução do espacate.
    masis tudo que foi dito esta correto, antes de realizar tal movimento é necessário fazer alongamento, mais para alcançar este é preciso um treinamento de flexibilidade que é diferente de alongamento, o que vai ajudar na flexibilidade da sua articulação incluindo a elasticidade do seu tendão, a repetição do movimento com frequencia ajuda na diminuição da da dor. algumas pessoas apresentão inplicações anatomicas, ósseas ou no proprio tendão (tipo encurtamento) que impossiblitam a realização do espacate, mais na grande maioria das vezes o treinamento de flexibilidade é bastante eficiente.

    abraço

    July Ellen
    julyellen17@hotmail.com
    Formada em educação Física, professora de dança e bailarina.

    ResponderExcluir
  9. Juliane

    Sou Bailarina a uns 2 anos
    e ja consigo fazer espacate
    de frente e de lado.....
    no começo doía muito pq eu não era
    acostumada mas agora nem sinto mais!!

    bjus =*

    ResponderExcluir
  10. Eu sou de uma Equipe de Dança , que nem todos conseguem abrir Espacate , mas , eu consigo porque me alongo bastante ... No começo doía demais , agora , é uma coisa normal...Basta ter treinamento !! Se alguém não consegue , não fique triste , demorei 1 e meio para conseguir...Vai tentando qe um dia vc chega lá ...

    ResponderExcluir
  11. Espacate é dificil... Continue treinando que vc vai conseguir. Treine todos os dias e faça alongamentos.

    Eu tenho 10 anos,começei a fazer ballet com 6 e parei com 7 e consigo fazer espacate de frente, e o de lado que é o mais usado eu faço +ou-


    Mas olha quanto tempo eu ñ faço ballet heim...


    E para fazer espacate normal que é o de lado total mas total mesmo,depois de vc estar bem aquecida um professos(a) presisa forçar c para abriri mais, doi... Mas é assim que vc vai conseguir! TEM GENTE QUE ATÉ CHORAAA! Mas para quem quer mesmo e faz ballet... sabe como é né!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá e obrigada pelos vossos textos ajudarem-me a completar um trabalho na minha área de Licenciatura em Radiologia. Bjos TITA (Portugal)

    ResponderExcluir